Visita aos núcleos de Santo André

15 04 2011

Veja release enviado para a mídia e fotos do encontro do dia 2 de abril.

O MDDF Santo André, entidade de sociedade civil que surgiu da luta dos moradores de favelas de Santo André nos anos 70 e 80, inicia uma série de encontros de lideranças de núcleos habitacionais da cidade. 

Os encontros fazem parte do Projeto Formação de Lideranças, que será desenvolvido ao longo de 2011 com apoio da organização não-governamental BrazilFoundation, sediada no Rio de Janeiro e Nova Iorque.

O objetivo do projeto é promover a organização e articulação entre as comunidades, permitindo o fortalecimento e autonomia do movimento de moradia junto ao poder público e à sociedade. Participam dos encontros as lideranças e representantes de associações de moradores de 12 dos principais núcleos e conjuntos habitacionais populares da cidade. O projeto objetiva ainda resgatar a história do MDDF na cidade, por meio da gravação de um documentário que registre a história contada pelos integrantes da entidade.

“O MDDF tem uma história comprometida com a construção de uma cidade mais justa que vale a pena ser compartilhada com novas gerações”, comenta Edinilson  dos Santos, presidente do MDDF.

No dia 2 de abril, um grupo de 20 novas e antigas lideranças percorreram em caravana os núcleos habitacionais e os locais de relevancia em saneamento de Santo André. Neste encontro, conheceram melhor a situação atual e história das outras comunidades da cidade, favorecendo a troca de experiências e aprendizagem mútua entre moradores de diversas áreas. Técnicos do Departamento de Gestão Ambiental do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – Semasa ainda esclareceram dúvidas sobre o funcionamento dos serviços públicos de saneamento.

Jane Oliveira, moradora do Jardim Cristiane, e Edinilson dos Santos, presidente do MDDF, mostram a Praça da Mocidade no Jardim Cristiane

A BrazilFoundation tem como missão gerar e investir recursos em projetos sociais de organizações da sociedade civil que promovem desenvolvimento e transformam realidades sociais no Brasil. Anualmente seleciona e financia projetos de associações comunitárias nas áreas de cidadania, direitos humanos, educação, saúde e cultura. Entre os brasileiros que contribuem com a organização está o cantor Gilberto Gil, membro do Conselho Consultivo, e a modelo Gisele Bündchen, que leiloou seu vestido em evento beneficente, arrecadando 50 000 dólares para a organização.

Moradores de núcleos da cidade e arquiteto do Semasa conhecem a área urbanizada do Jardim Alzira Franco

Andréia (integrante da Diretoria do MDDF), Carmelita (Homero Thon), Maria Helena (Pintassilgo), Tânia (Haras) e Angelina (Sacadura Cabral) trocam idéias enquanto caminham pelo Jardim Cristiane

Anúncios

Ações

Informação




%d blogueiros gostam disto: