
O Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André inicia o Projeto no Meio da Vila: sensibilizando moradores para o cuidado com a cidade, aprovado por seleção pública do Conselho Municipal de Gestão Ambiental de Santo André.
O projeto permitirá a formação de 60 moradores de favelas e conjuntos habitacionais como Agentes Ambientais Comunitários. A formação ocorrerá por meio de visitas técnicas aos locais de interesse ambiental da cidade, incluindo o Aterro Sanitário Municipal e Unidades de Conservação do Parque do Pedroso e Vila de Paranapiacaba.

Ao longo dos próximos quatro meses de formação prática na área ambiental, os moradores das comunidades Conjunto Prestes Maia, Conjunto Gonçalo Zarco, Tamarutaca, Ipiranga e Piracanjuba serão mobilizados para realizar pequenas transformações em suas comunidades que melhorem a qualidade ambiental. “Queremos que as pessoas discutam e reflitam como o meio ambiente influencia na qualidade de vida de cada um e como cada pessoa pode colaborar para transformar seus espaços de forma coletiva”, afirma Josenilda Maria da Silva, presidenta do MDDF.
A primeira etapa do projeto será o lançamento em todas as comunidades envolvidas. Num segundo momento será realizada a formação por meio de visitas e no final do projeto, ações de revitalização de áreas degradadas, por meio de mutirão com o apoio do MDDF.
Antiga área de descarte de lixo próximo ao Núcleo Ipiranga antes de revitalização Área próximo ao Núcleo ipiranga após revitalização pela comunidade em projeto anterior do MDDF – 2017
Tod@s estão convidad@s a participar do lançamento do projeto, que contará com diversão para a familia inteira pelas ruas dos núcleos com os artistas da Associação Ribeiraopirense de Cidadãos Artistas!
08.04 – Aniversário de Santo André – 10h – 13h. Núcleos Ipiranga e Piracanjuba. Concentração na Praça Seijim Toguchi, Parque João Ramalho
13.04 – 9h – 12h. Núcleo Tamarutaca. Concentração no Centro Comunitário Tamarutaca, rua Guarunhuns s/n, Vila Guiomar.
13.04 – 14h – 17h. Conjunto Prestes Maia e Gonçalo Zarco. Concentração na Praça Capixingui, rua Capixingui s/n, Vila Sacadura Cabral.