Inauguração das Intervenções – Projeto Nossas Vilas, Vielas e Quintais!

21 02 2017

No último sábado, dia 18 de fevereiro de 2017, foi realizado um tour de inauguração conjunta das intervenções realizadas nos quatro Núcleos participantes do projeto: Núcleo Sacadura Cabral, Conjuntos Prestes Maia e Gonçalo Zarco e Núcleo Ipiranga. As visitas contaram com um grupo de representantes de diversas comunidades, diretoria do MDDF, equipe do projeto, parceiros e voluntários.

As visitas se iniciaram pelo Núcleo Sacadura Cabral, onde moradores/as que participaram das ações do projeto recepcionaram visitantes para mostrar o trabalho que foi feito com participação de moradores locais, artistas e voluntários. Explicaram a importância da revitalização do Centro Comunitário com as pinturas e o quanto a comunidade ficou mais alegre com essa intervenção, chegando a se tornar de certa forma um “ponto turístico” do Núcleo. No murais estão representadas duas lideranças que contribuíram muito para melhorias e urbanização do local.

As comunidades seguintes foram nos Conjuntos Prestes Maia e Gonçalo Zarco, que ficam lado a lado. Os participantes iniciaram pelas intervenções do Prestes Maia, onde foi construída uma praça com participação da comunidade e apoio da prefeitura e alguns moradores e moradoras puderam falar um pouco sobre o trabalho que foi sonhado por muito tempo pela população. A praça foi construída num local que antes servia de descarte irregular de lixo e entulho, sendo por muitas vezes alvo de queimada. Após algumas falas de moradores/as todos passaram pela comunidade vizinha, o Gonçalo Zarco, conhecido como “As Casinhas”. Lá puderam conferir o trabalho realizado pelos artistas nos muros do local, um que liga os dois conjuntos e outro que fica no entorno da praça desta comunidade e também mosaicos feitos por moradores e voluntários que deram um colorido na praça. Em parte dos murais da Gonçalo Zarco foram registradas as imagens de 3 lideranças que contribuíram para a luta pela urbanização do local.

dsc_0631

A comunidade a ser visita em seguida foi o Núcleo Ipiranga, todos/as puderam conferir os 3 murais feitos ao longo da Rua Ipiranga, onde foram retratados, além de imagem antiga da comunidade (Mural Futuro à Vista), também o processo de construção das casas e as brincadeiras de crianças de antigamente nas ruas da comunidade. Além dos murais, a comunidade revitalizou alguns espaços que serviam de descarte irregular de lixo, colocando plantas para enfeitar e ocupar os espaços. Muitas plantas foram doadas pelo Semasa, e outra parte doada pela própria comunidade. As moradoras Josenilda e Edna fizeram uma fala colocando a importância dessas pequenas mudanças que surtiram resultados positivos, já que as pessoas além de deixar de descartar lixo e entulho nos locais revitalizados, ainda contribuíram levando mais vasos e plantas.

dsc_0635

Após as visitas todos/as foram para a sede do MDDF para participar da assembleia trimestral da associação, onde foi feita uma avaliação das intervenções e confraternização de final do projeto.

dsc_8285

Anúncios

Ações

Information




%d blogueiros gostam disto: