Mensagem da Diretoria nos 25 anos de fundação do MDDF

20 12 2012

Imagem

Há décadas nossa cidade convive com a falta de política habitacional que levou e ainda leva muitos a ocuparem as áreas desvalorizadas pelo mercado imobiliário, as áreas de risco e a “terra sem dono”.

Vivenciamos preconceitos, violências e despejos, mas resistimos.  Assim nasceu o Movimento de Defesa dos Favelados, que hoje chamamos de Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Favelas – MDDF. A luta que se iniciou nos anos 1970 da junção dos movimentos de bairro, das Pastorais da Moradia, das lideranças políticas comprometidas com os direitos e dos moradores diretamente afetados.   Em 20 de dezembro de 1987 foi realizada a assembleia de fundação legal da entidade.   Nestas últimas décadas vem colaborando para avanços na questão habitacional em Santo André.

O MDDF é hoje um elo entre as comunidades de favelas de Santo André e busca sempre o fortalecimento da organização local.  Se avançamos nas políticas habitacionais em Santo André é porque tivemos movimentos importantes que puseram esta luta na pauta dos governos que passaram.

Há muito por fazer ainda e por isso que a atuação do MDDF torna-se necessária e urgente em temas como a sustentabilidade da cidade, a participação dos jovens na construção de políticas públicas e a busca pela plena democracia.

Neste ano que completamos 25 anos de existência legal, poderíamos listar inúmeras pessoas que foram fundamentais nesta nossa luta, mas não faremos para não cometermos erros. Nosso presente para mais este ano é a garantia de resgatar nossa história e agir no presente, de forma enfática e propositiva, pois o futuro que queremos para nossa cidade passa por nossas ações.

O ano de 2013 será o ano que a cidade conhecerá melhor a nossa história e desta vez contada por nós mesmos. Isto se dará através do documentário que estamos realizando em parceria com a BrazilFoundation e Sal Produções.

MDDF, há 25 anos mantendo uma história de independência, na construção de uma cidade para todos.  Parabéns!

Santo André, 20/12/2012

Anúncios

Ações

Informação




%d blogueiros gostam disto: