
Imagine um projeto que identifica, fortalece e conecta coletivos, grupos e instituições de Santo André que realizam atividades culturais na cidade? Este é o Teia dos Saberes em Rede!
Por meio desta rede, o MDDF irá reunir os fazedores de cultura para trocar experiências e saberes, dar visibilidade às produções e facilitar o reconhecimento de quem ainda não é identificado como ponto de cultura pelo Governo Federal, o que contribui para que as ações sejam apoiadas e também contempladas com políticas públicas, a exemplo da Política Nacional de Cultura Viva.
Quem pretendemos atingir?
O público-alvo do projeto são grupos que atuam na área de cultura, como artesãos, capoeiristas, musicistas, dançarinos, atores, poetas, comunidades tradicionais de matriz africana e indígena, associações sem fins lucrativos, dentre outros. Todos precisam atuar de forma comunitária, ser, de preferência, de regiões periféricas do município e ter dificuldades de acesso às políticas públicas culturais.
Inscreva-se aqui para fazer parte desta teia do saber!
Como vamos formar a teia?
A primeira missão é mapear quais são os fazedores de cultura de Santo André. O projeto também realizará seis encontros com rodas de conversa e mostras culturais, fomentando o debate sobre a Política Nacional de Cultura Viva e a construção de uma política municipal com esse mesmo objetivo.
Os encontros terão os seguintes temas:
- 20 anos do Programa Nacional de Cultura Viva;
- A Política Cultura Viva: relato de experiências;
- Culturas popular e periférica na construção da política de cultura;
- A construção da rede Cultura Viva em Santo André;
- Interação estética e intercâmbio de conhecimento;
- A participação dos griôs na construção do futuro.


Mas, afinal, o que é a Política Nacional de Cultura Viva?
Antes de falar dela, é importante abordar sobre o Programa Cultura Viva, criado em 2004 pelo Ministério da Cultura. Ele surgiu para fortalecer a rede de artistas e a gestão cultural no Brasil, valorizando as iniciativas e ampliando o acesso da população aos direitos culturais.
Dez anos depois, em 2014, a Lei nº 13.018 transformou o programa na Política Nacional de Cultura Viva, fortalecendo, assim, a promoção da inclusão, diversidade, visibilidade e do reconhecimento de pontos de cultura.
1º Encontro Teia dos Saberes em Rede
No dia 21 de junho, no Jardim Santo André, ocorre este primeiro evento.







Encontro dos Encontros
Ao final do projeto, o MDDF realizará um encontro com os coletivos, fazedores de cultura e instituições que vão compor o Teia dos Saberes em Rede para que eles possam divulgar os seus trabalhos. O evento também será um momento chave para exibir os resultados das rodas de conversa e dar mais um passo importante rumo à construção de uma política municipal de cultura viva em Santo André.
Este projeto é realizado pelo MDDF com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e da Política Nacional de Cultura Viva, por meio do edital 04/2024 da Secretaria de Cultura de Santo André.










